O desporto rei, o futebol, tornou-se num grande negócio com uma influência inimaginável, têm o poder de movimentar multidões, opiniões e muitos milhões, um espectacular produto da globalização que se destaca na era digital.

A indústria do futebol é uma das mais valiosas do mundo, cada vez mais desperta o interesse da sociedade mundial, principalmente numa época onde as redes sociais contribuem para aproximação dos seus principais intervenientes, os jogadores torna-se verdadeiros super heróis digitais, os clubes religiões onde a fé futebolística é divulgada pelos mais diversos canais online com o objectivo de cativar crentes pelo mundo fora.

Em Portugal o futebol profissional contribuiu directamente com 456,1 milhões de euros para o PIB na época 2016/2017, segundo um estudo da Ernst & Young, com base em dados fornecidos pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Valores que dão que pensar na importância deste desporto que se tornou num grande negócio à estala mundial, onde jogadores, que são acima de tudo funcionários dos clubes, são transferidos por milhões de euros e com ordenados milionários.

Desde da origem do futebol, os aspectos financeiros fazem parte do espetáculo, são factores  importantes no jogo, mas nunca decisivos, o que torna este desporto ainda mais interessante de ser analisado e atrativo para os adeptos.

Vivemos hoje num mundo onde constantemente o futebol é um assunto recorrente, pelos bons e maus motivos, dentro e fora do campo a agenda mediática é dominada com muita frequência por este desporto, as suas principais estrelas influenciam multidões, são aclamados como símbolos de países e condecorados pelos seus feitos desportivos. Nenhum outro desporto têm tanta importância na sociedade.

No mundo digital, os futebolistas estão em destaque nas redes sociais, são os que atraem mais seguidores e fãs, em alguns casos conseguem obter interesse de milhões de pessoas a nível global com uma simples publicação. Fazem parte das estratégias de marketing de muitas marcas para divulgarem os seus produtos e serviços, são os seus verdadeiros embaixadores contribuindo para grandes resultados.

Iniciou-se o campeonato do mundo de futebol na Rússia, um dos maiores eventos desportivos à escala mundial, acompanhado por centenas de milhões de pessoas por todo o mundo, as atenções nos próximos dias estão focadas nesta competição desportiva onde o nosso país é um dos candidatos a vencer, se isso acontecer, vai ter impacto na economia do nosso pais, até mesmo na nossa motivação. Poder inimaginável da Futebolândia.