Ser criativo é o mesmo que pensar diferente, é ser original. São os criadores de ideias que acham que podem mudar o mundo, são os que efetivamente o fazem.

A criatividade faz a diferença como capacidade humana responsável por grandes mudanças e transformações. É a criatividade a grande responsável pela evolução da humanidade.

Através da reflexão e do silêncio conseguimos encontrar os caminhos para a criatividade. Qualquer pessoa poder desenvolver esta qualidade e treina-la, está ao alcance de todos este super poder útil para as mais diversas situações.

A criatividade pode ser estimulada através de um processo onde existem três ações que são colocadas em prática, a primeira é a atenção, que se refere ao momento que o indivíduo vê uma oportunidade ou problema. A segunda é a fuga, onde a pessoa deixa de pensar na realidade presente e abre a mente. Por ultimo, o movimento, o indivíduo explora a sua imaginação, gerando novas ideias e faz ligações inéditas.

Outras das formas para estimular a criatividade é utilizando o brainstorming, uma técnica de grupo ou individual, na qual são realizados exercícios mentais com o objetivo de explorar potencial de ideias com um baixo risco de atitudes inibidoras. Conhecido também como “tempestade de ideias” foi popularizado pelo publicitário Alex Faickney Osborn. Este formato é implementado em três fases distintas, onde a primeira é aquela onde são geradas as ideias, a segunda têm com objetivo esclarecer os processos, e a terceira é a avaliação das ideias propostas.

É importante mudar a forma como olhamos para as coisas, muitas das vezes as nossas rotinas criam uma monotonia, inibindo assim a nossa imaginação. É importante imaginar abordagens contraditórias e dessa forma promover o pensamento do impossível, o inatingível, o inigualável, deixar a nossa caixa de pensamentos limitadora e pensar fora dela, explorando novos horizontes através de uma floresta preenchida por muitos obstáculos.

Aqueles que atingem níveis de criatividade elevados conseguem criar ideias de grande impacto na sociedade, são eles que têm a capacidade de mudar o mundo. Sem medo de errarem e aceitando o risco de não serem compreendidos, estão à frente do seu tempo, são os verdadeiros criadores do futuro, sonhadores realistas de uma coragem inigualável. Chegou a era da criatividade.