Uma atitude empreendedora faz toda a diferencia, transforma dificuldades em oportunidades e sonhos em realidades.

Transformar o mundo ao nosso redor e realizar sonhos são duas características fantásticas do ser humano, sendo importante agir com um objectivo definido e sempre em busca da inovação.

Os empreendedores bem sucedidos são, na maioria das vezes, atribuído o seu sucesso a sorte ou a golpes de magia, mas na verdade é consequência de varias posturas que os levam a tomar decisões e a escolher caminhos de sucesso.

Partilho um exemplo de uma atitude empreendedora que tive em 2014 de uma situação menos boa que me aconteceu quando estava a ler um jornal.

Depois de um dia de trabalho desafiante, tentei descontrair ao ler um jornal, ao folhear as primeiras paginas deparo-me com algo intrigante, uma publicidade sobre uma herdade que me pareceu familiar. Ao ver com mais atenção, verifiquei que a foto utilizada era da minha autoria e que tinha sido usada sem a minha autorização.

Verifiquei que essa herdade pertencia a um dos principais grupos turísticos de Portugal, questionei para mim mesmo como um grupo daquela dimensão podia usar uma foto retirada na internet sem verificarem os direitos de autor, que neste caso estavam protegidos.

A minha primeira reação foi de revolta, como é que um grupo hoteleiro que factura milhões de euros, têm procedimentos sem verificarem a legalidade do que estão a usar para comunicar.

No dia a seguir, rapidamente, montei uma estratégia, a primeira coisa que fiz foi entrar em contacto do o director da herdade e marcar uma reunião, no telefonema, deixei o meu interlocutor preocupado pelo o erro que tinha acontecido.

No dia da reunião, o director já estava a minha espera e visivelmente incomodado com a situação, esperava que eu iria pedir uma indemnização pelo o sucedido.

A reunião começou, depois de uma breve apresentação, o director pediu desculpas, eu alertei pelo facto que tinham feito algo ilegal e que dessa forma tinha de haver consequências.

Prossegui, e mencionei que deviam ter mais cuidado com essas situações que claramente são pouco profissionais e que podem trazer aspectos negativos para a comunicação da organização.

De seguida, mencionei que não tinha marcado a reunião para pedir nenhum proveito financeiro imediato e disse que entre milhões de imagens disponíveis na internet vi com agrado terem escolhido a minha, tendo nesse facto um bom gosto.

Como queria nessa altura lançar um projecto ligado ao turismo, achei que aquela situação era uma oportunidade única para conseguir um parceiro estratégico, foi nesse sentido que prossegui a minha reunião.

Com o director a ouvir com atenção, propus uma parceria, que o surpreendeu, ficando muito agradado pela minha postura em desenvolver um projector de colaboração a médio e longo prazo do que ter proveitos imediatos.

Reza a história que esta atitude empreendedora permitiu criar oportunidades que tiveram proveitos para ambas as partes.

Vejo com agrado que a atitude empreendedora está a crescer em Portugal, de acordo com o estudo realizado em 45 países, AGER 2016, da Amway Global Entrepreneurship Report, os portugueses tiveram um crescimento de 10 %, com 67% dos inquiridos a mostrem uma atitude positiva perante as temáticas do empreendedorismo.

O desenvolvimento da atitude empreendedora é algo fundamental para uma sociedade desenvolvida e de sucesso.